Museu da Moeda‎ > ‎

Paulo Martins

É com grande satisfação que partilho com todas as pessoas a minha coleção bibliográfica sobre numismática. Uma ressalva - É uma coleção de Livros sobre numismática (especializada ao tema) e não uma biblioteca, por mais pequena que seja. Uma biblioteca é um conjunto de livros de vários temas. 

Desde 2003 comecei verdadeiramente a sério com a numismática, mas desde os treze anos que tenho vindo “reunir” moedas e tomar o gosto por elas. Não me sinto expert, mas é certo que tenho vindo a aprender muito na numismática. Certo que existe muita lacuna e talvez condição e condições para afirmar por vezes pontos de vista. Na numismática existe uma panóplia de velha guarda, que por vezes nos faz entender que está assim… é assim… e tem de ficar assim… Leva-me por vezes a desistir publicamente, mas gratifica-me ficar com o meu ponto de vista, “mesmo que eu seja cego e não queira ver”. Aprendi a “dar a face”, dando primazia em primeiro lugar à opinião dos outros e quando posso e só depois dou a minha. Aprendi a ficar restrito, mas nunca a calar. Adotei um estilo de “open mind” mas sempre com sentido crítico, um pouco fechado e tímido. Ler livros (de todas as épocas) da área da numismática (de tão escassos que são). Saber coordenar outras ciências que muito ajudam a interpretar documentos quando os há…?! Como a paleografia etc.. Ser altamente curioso, teimoso, crítico, e por vezes prejudicado nalguns aspetos, nunca vou desistir de “amar” as moedas. Mas também erro como qualquer ser humano e sei aceitar a opinião dos outros. 

Acredito que com a entreajuda de todos, se clarificará o que de tão apaixonante e belo as moedas carregam. Elas têm obrigatoriamente a função documental e testemunhal da nossa história.

Obrigado ao Paulo Alves e a todos os que estão a levar a bom porto este projeto.

Paulo Martins