Museu da Moeda‎ > ‎

Jacinto Silva - Ceitis

Apesar de cerca de cinco séculos passados sobre a cunhagem dos ceitis, estas “moedinhas” continuam a “circular” e a fascinar coleccionadores, talvez pelo contraste do seu baixo valor material, com o vasto conteúdo histórico que encerram e que tanto nos retribui em satisfação, certamente mais do que o seu peso em ouro proporcionaria.

A diversidade de referências do catálogo de Francisco Magro foi o critério que presidiu à escolha dos exemplares deste ajuntamento, nem sempre conciliável com melhores estados de conservação. Consciente de que algumas classificações são susceptíveis de opiniões diferentes, para além de outros aspectos que possam ser melhorados, estarei sempre disponível a ouvir ideias diferentes.

Porque acredito que esta colecção venha a desempenhar melhor a sua função se não estiver oculta, aceitei de bom grado o convite do Paulo Alves e a exponho no “Museu da Moeda”. Agradeço também o incentivo e a partilha de conhecimento de todas as pessoas que de algum modo contribuíram para a sua organização.

Jacinto Silva